Montagem do Cenário # Projeto 2

A montagem do cenário com os objetos para posterior fotografia foi um processo algo complexo. Na ausência de um boompole tivemos que utilizar dois tripés para segurar o pano nas duas pontas laterais e estica-lo para a frente, de modo a criar uma curva. Esta permitiu a colocação dos itens em locais diferentes, criando o efeito de espaço 3D sem correr o risco de perder o fundo preto. Importa explicar que foi usado um pano preto, ao invés do que havia sido planeado anteriormente (fundo praticamente branco), pois não estava a ser criado contraste suficiente com os objetos.

Cenário com pano preto a servir de fundo

Cenário com pano preto a servir de fundo

A colocação dos objetos em cima do pano não foi metodicamente pensada; estes apenas deviam ter uma aparência estética agradável e não se deviam tapar uns aos outros; isto porque todos devem ter igual destaque na página inicial do nosso projeto. Para conferir maior dinamismo à cena, decidimos pendurar a fotografia e o lenço; para tal usámos fio de pesca para amarrar os objetos a uma corda que se devia localizar acima do cenário e que devia estar segura por dois elementos do grupo. Os fios foram posteriormente removidos em Adobe Photoshop, bem como alguma sujidade que o pano continha e que não conseguimos eliminar na altura.

Colocação do fio de pesca na fotografia

Colocação do fio de pesca na fotografia

Método usado para incluir os objetos pendurados no cenário

Método usado para incluir os objetos pendurados no cenário

No que diz respeito à iluminação, foram usadas, ao todo, três luzes de 800W e 3200 K. Uma luz foi colocada numa zona mais frontal, funcionando como main light. Foi ainda posicionada uma fill light mais distante dos objetos, com o intuito de iluminar aqueles que estão mais longe da main light e que, por isso, estavam menos iluminados ou tapados pela sombra de outros itens. Por fim, foi colocada uma back light na zona traseira do cenário para que fosse feita a iluminação da parte de trás dos itens; deste modo, conseguiu-se uma separação entre os objetos e o fundo, dando origem a um maior efeito de tridimensionalidade.

Iluminação do cenário

Iluminação do cenário

Após várias tentativas, esta foi a fotografia escolhida para fazer parte da página inicial do web documentário:

Fotografia selecionada para integrar a página inicial do webdocumentário

Fotografia selecionada para integrar a página inicial do webdocumentário

Por: Ana Castro, João Gonçalves & Luísa Gomes

Anúncios

About luisasilvagomes

"Nothingness, non-existence, black emptiness."

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: