(SEGUNDA VERSÃO) 1. b) Indicar e contextualizar os dados e narrativa para o projeto 1

“You have to go up really high to see how small we are” (BAUMGARTNER, Felix)

Depois de várias sessões de brainstorming, o tema escolhido para o primeiro projeto (Visualização de Informação e Storytelling), foi o salto de Felix Baumgartner, ou seja, a missão Red Bull Stratos. Além de se inserir na temática pretendida (Comunicação de Ciência) e de ter suscitado o interesse em todos os elementos do grupo, pode-se afirmar que este é um tema com interesse público e multi-mediático.

De facto, os meios de comunicação social valorizaram o acontecimento, tendo publicado várias notícias e infografias sobre o assunto (algumas encontram-se abaixo). No entanto, é possível comprovar que houve vários aspetos que uma grande parte da população não compreendeu, devido à linguagem complexa que os media usaram. Sentimos assim a necessidade de esclarecer vários conceitos ligados à Ciência e à Tecnologia que dizem respeito  à tecnologia desenvolvida para que o salto em queda livre, a mais de 38km  de altitude, tivesse sido executado com sucesso. Acima de tudo, importa tornar público (e de forma compreensível), o que a inovação tecnológica (que aconteceu graças a esta missão), trouxe para a população em geral. O sistema de segurança criado para o pára-quedas do Felix é um bom exemplo disso, tendo em conta que este será aplicado aos pára-quedas a ser usados em salvamento de vidas em alto mar, por exemplo.

Infografia disponível no URL: http//www.google.ptimgresq=infografia+felix+baumgartner&um=1&hl=pt-PT&sa=N&tbo=d&biw=1440&bih=805&tbm=isch&tbnid=lpXe0TvAqDzauM&imgrefurl=httplessp.com.brblog20121015infografico-salto-da-estratosfera-do-austriaco-

Infografia disponível no URL: http//www.google.ptimgresq=infografia+felix+baumgartner&um=1&hl=pt-PT&sa=N&tbo=d&
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Infografia disponível no URL: visual-ly.com

Infografia disponível no URL: visual-ly.com

Infografia disponível no URL: incidencia.com.mx

Infografia disponível no URL: incidencia.com.mx

Infografia disponível em: http//www.misteriosenlared.comnuevo-intento-de-felix-baumgartner

Infografia disponível em: http//www.misteriosenlared.comnuevo-intento-de-felix-baumgartner

Depois de termos visitado o site da Red Bull Stratos, bem como outros sites relacionados com o tema, chegámos à conclusão de que seria proveitoso, no nosso projeto, a inclusão de um menu com vários itens, sendo que cada um se referia, respetivamente, aos seguintes elementos: Cápsula, Balão, Fato e Capacete, Pára-quedas, Comunicação e Câmaras. Cada item deste menu deve dar acesso a uma série de perguntas de índole tecnológica, relacionadas com a missão Red Bull Stratos e, de forma mais específica, com objeto que dá o nome à categoria em que se inserem. A informação que pesquisámos (e que, em grande parte, será incluída no projeto), mora nos seguintes endereços:

CNN, (página consultada a 20 de Outubro de 2012). “The tech behind the Stratos jump” –  Doug Gross [em linha]. Disponível em: URL: http://edition.cnn.com/2012/10/15/tech/innovation/space-jump-tech/index.html

ESPN DESPORTES, (página consultada a 23 de Outubro de 2012). “Galería Felix Baumgartner”  [em linha]. Disponível em: URL: http://espndeportes.espn.go.com/photos/gallery/_/id/1633921/s/otros-deportes

EXTREME TECH, (página consultada a 20 de Outubro de 2012). “The tech behind Felix Baumgartner’s stratospheric skydive” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.extremetech.com/extreme/137521-the-tech-behind-felix-baumgartners-stratospheric-skydive

FORBES, (página consultada a 20 de Outubro de 2012). “The Technology Behind Red Bull’s Space Jump” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.forbes.com/sites/alexknapp/2012/10/16/the-technology-behind-red-bulls-space-jump/

POPULAR MECHANICS, (página consultada a 23 de Outubro de 2012). “How to Safely Climb to 120,000 Feet in a Balloon” – Jennifer Bogo [em linha]. Disponível em: URL:
http://www.popularmechanics.com/technology/aviation/safety/how-to-safely-climb-to-120000-feet-in-a-balloon

RED BULL, (página consultada a 20 de Outubro de 2012). “Números históricos do Red Bull Stratos” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.redbull.pt/cs/Satellite/pt_PT/Article/N%C3%BAmeros-hist%C3%B3ricos-do-Red-Bull-Stratos-021243272225525

RED BULL, (página consultada a 20 de Outubro de 2012). “Red Bull Stratos: Felix ready for Sunday lift-off” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.redbullusa.com/cs/Satellite/en_US/Article/Red-Bull-Stratos,-Felix-Baumgartner-are-ready-for-Sunday-lift-off-021243269870880

RED BULL, (página consultada a 20 de Outubro de 2012). “Red Bull Stratos: History In The Making | Photostory” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/Article/Red-Bull-Stratos-History-In-The-Making-Photostory-021243271482570

RED BULL, (página consultada a 23 de Outubro de 2012). “Red Bull Stratos: The Facts Speak For Themselves” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/Article/Red-Bull-Stratos-The-Facts-Speak-For-Themselves-021243272064887

RED BULL, (página consultada a 20 de Outubro de 2012). “Red Bull Stratos – The Pressure Suit Revealed” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.redbullusa.com/cs/Satellite/en_US/Video/Red-Bull-Stratos-The-Pressure-Suit-Revealed-021242829158108

RED BULL, (página consultada a 20 de Outubro de 2012). “What Felix Baumgartner saw: Red Bull Stratos live jump POV” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.redbullusa.com/cs/Satellite/en_US/Video/What-Felix-Baumgartner-saw-3A-Red-Bull-Stratos-live-jump-POV-021243271184953

RED BULL STRATOS, (página consultada a 23 de Outubro de 2012). “17 Oct 2012 10:42”  [em linha]. Disponível em: URL: http://www.redbullstratos.com/blog/post/33775435830

RED BULL STRATOS,  (página consultada a 20 de Outubro de 2012). “Advanced Technology” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.redbullstratos.com/technology

RED BULL STRATOS, (página consultada a 23 de Outubro de 2012). “Red Bull Stratos 2012 | Capsule set for take off”  [em linha]. Disponível em: URL: http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/Article/Red-Bull-Stratos-2012-Capsule-set-for-take-off-021243172816432

RED BULL STRATOS, (página consultada a 23 de Outubro de 2012). “Red Bull Stratos 2012: The Capsule – Video”  [em linha]. Disponível em: URL: http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/Video/Red-Bull-Stratos-2012-The-Capsule-%E2%80%93-Video-021243172809894

SMALL BUSINESS, (página consultada a 20 de Outubro de 2012). “Red Bull Stratos May ChangeThe Future Of Marketing” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.huffingtonpost.com/2012/10/15/red-bull-stratos-marketing_n_1966852.html

THE RED BULLETIN, (página consultada a 23 de Outubro de 2012). “Red Bull StratosBody & Mind” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_US/Article/Red-Bull-Stratos-Medical-Director-Jonathan-Clark-in-the-Red-Bulletin-021243214373903

TUMBLR, (página consultada a 23 de Outubro de 2012). “Pressure Suit” [em linha]. Disponível em: URL: http://www.tumblr.com/tagged/pressure-suit

YAHOO! NEWS CANADA, (página consultada a 20 de Outubro de 2012). “Felix Baumgartner’s space jump relied on science, technology and some good weather” [em linha]. Disponível em: URL: http://ca.news.yahoo.com/blogs/geekquinox/felix-baumgartner-space-jump-relied-science-technology-good-184139352.html

YOUTUBE, (página consultada a 23 de Outubro de 2012). “Red Bull Stratos Mission capsule landing site.”- Christopher Snow [em linha]. Disponível em: URL: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=idaD66fo-DM

As perguntas serão respondidas com recurso a texto, imagens e vídeos (quando necessário), sempre de forma simples, direta e clara. Neste âmbito, importa ter em conta o contexto de uso da aplicação pois este condiciona, determinantemente, a forma como o projeto será elaborado. O dispositivo selecionado para o efeito foi o iPad, se bem que, se houver tempo, gostaríamos de fazer uma versão para computador (PC e laptop). As personas adquirem também grande relevância no que diz respeito à formulação de perguntas e respostas, bem como à organização e seleção dos conteúdos. No entanto, neste momento, estas ainda não se encontram definidas.

Por fim, importa afirmar que toda equipa se encontra motivada para o projeto tanto pelo tema como pelo desafio que lhe é inerente, o que é óptimo. De momento encontramo-nos em busca de soluções para que seja possível a construção de um storyboard lo-fi que certamente nos guiará no processo de desenvolvimento do produto e nos ajudará a melhor cada pormenor da nossa aplicação através de futuros testes com utilizadores.

Por: Ana Castro, Luísa Gomes & Sara Macedo

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