Pesquisa de Campo # Projeto 1

Na sequência de uma série de testes com utilizadores, constatámos que muitos deles nunca tinham utilizado um iPad e, por isso, as suas respostas baseavam-se no paradigma de interação das GUI, ao contrário dos que já tinham interagido com o dispositivo.

Dentro do grupo de trabalho, apenas dois elementos já tinham testado as capacidades do iPad e fizeram-no de uma forma extremamente superficial. Por essa razão também não tínhamos uma noção completa dos requisitos necessários para criar uma aplicação destinada a esta plataforma.

Por conseguinte, sentimos que seria crucial uma aproximação ao iPad e, consequentemente ao ambiente do sistema operativo iOS. De forma a colmatar essa falta de conhecimento, definimos que um elemento (Patrícia) deveria dirigir-se a uma loja (Fnac) para observar e registar o comportamento da interface. Aquando da conclusão dessa tarefa foi possível retirar algumas elações relevantes para o decorrer do projeto.

Nos testes de usabilidade realizados anteriormente foi apontado pelos utilizadores que, tanto as fotografias como os vídeos, deveriam surgir numa galeria e não isoladamente. Assim, ao testar a galeria do iPad, pudemos perceber como seria possível criar um espaço para aparecer a fotografia ou vídeo escolhido pelo utilizador. Na versão vertical, a fotografia ou o vídeo estão posicionados do lado esquerdo do ecrã e os que podem ser selecionados da galeria estão do lado direito, num tamanho mais reduzido. Já na versão horizontal, a fotografia ou vídeo estão na parte superior do ecrã e a galeria encontra-se na parte inferior, podendo ser minimizada ou maximizada, conforme a preferência do utilizador.

Versão horizontal da galeria de um iPad, algo que poderá influenciar a nossa aplicação

Versão horizontal da galeria de um iPad, algo que poderá influenciar a nossa aplicação

galeria_vertical

Versão horizontal da galeria de um iPad, algo a ter em conta no desenvolvimento do protótipo final

Ao contrário do que pensávamos, o gesto de Double Tap permite fazer zoom automático na imagem e só depois é possível fazer Spread para aumentar o tamanho da área desejada ou Pinchpara diminuir a mesma. Sendo assim, na página de respostas será preferível permitirmos ao utilizador fazer zoom com o Double Tap e utilizar o Spread apenas para ver pormenores do objeto.

Para regressar ao menu inicial da aplicação, o iOS possui uma seta cinzenta com o nome da galeria (p.e. “Fotografias” ) na parte superior do ecrã. Como verificámos nos testes com utilizadores, a seta preta do lado esquerdo do ecrã não induz para a função de regresso ao menu inicial. Uma das sugestões foi a inclusão de uma seta com forma de retorno ou uma casa, como se pode ver na imagem.

Seta de retorno semelhante à que os utilizadores testados sugeriram para que se pudesse voltar ao menu inicial

Seta de retorno semelhante à que os utilizadores testados sugeriram para que se pudesse voltar ao menu inicial

Concluímos que a utilização dessa seta ou casa não seriam adequadas uma vez que remetem inequivocamente para a interface do sistema operativo Windows 8. Por isso, temos uma questão de affordance para resolver. A seta que escolhermos terá de remeter para o iOS e, ao mesmo tempo, dar a entender ao utilizador que tem como função o regresso ao menu e não o acesso a outra página com informação adicional.

Salientamos o facto de que a convivência com o dispositivo e com o seu ambiente interativo nos ajudou bastante na compreensão dos aspetos a melhorar na nossa aplicação.

Nota: A baixa qualidade das imagens deve-se ao facto de terem sido obtidas com uma câmara fotográfica de um telemóvel e por haver seguranças no espaço onde o iPad se encontrava.

Por Ana Castro, Patrícia Castro & Sara Macedo

Anúncios

About luisasilvagomes

"Nothingness, non-existence, black emptiness."

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: